Quantcast
Channel: People of Change :: Global Solutions » Mulheres & Crianças
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Quem é o Cara?

0
0

A questão de gênero não é nenhuma novidade mas sua presença ainda é palpável – infelizmente. O lado bom é que existem homens que estão tentando acabar com esse paradigma social.

Um deles é Arunachalam Muruganantham (também conhecido como o Homem Menstruação). Ele começou uma revolução sanitária através de absorventes em um lugar onde falar dessas “coisas sujas” é tabu. Apenas 7% das mulheres na Índia usam absorventes, e apenas 2% em zonas rurais. O resultado disso são condições pouco higiênicas, e em casos piores, doenças. Essa situação é resultado direto de como a menstruação é vista na sociedade, e a ignorância por detrás desse processo natural. No início, a própria família de Muruganatham achou que ele era um pervertido mas agora é um empreendedor que trouxe um modelo de negócio sustentável para as áreas rurais da Índia, e empodera as mulheres nessas regiões. Ele credita seu sucesso à sua habilidade de “pensar como uma mulher”.

Tem também o pai de Malala, Ziauddin Yousafzai, cuja coragem e amor foi transmitido para sua primeira filha, Malala Yousafzai. Um professor no Paquistão, ele sempre acreditou no direito da educação para todos os seres humanos, independente do gênero. Na sua palestra no TedTalks, ele descreve o dia do nascimento de Malala, quando toda sua família e vizinhos visitaram para dar os pêsames pelo nascimento de uma menina. Mas, desde o nascimento de Malala, ele transmitiu todo seu amor. Durante a palestra, podemos notar seu apoio e orgulho de sua filha, e a parte mais comovente e reveladora acontece no fim do seu discurso, quando ele diz: “As pessoas me perguntam o que de especial na minha mentoria fez de Malala tão corajosa e tão articulada? Eu falo para elas não me perguntarem o que eu fiz. Perguntem o que eu não fiz. Eu não cortei as suas asas, e isso foi tudo.”

Outra pessoa é Dustin Hoffman, um ator super reconhecido que teve um momento de realização ao perceber a influência negativa de uma sociedade que desvaloriza o papel da mulher. Numa entrevista recente, ao descrever seu papel no filme Tootsie, Hoffman se emociona quando se dá conta que vive numa sociedade que valoriza uma mulher mais pela sua beleza física do que seu caráter. Ele percebeu que existiam diversas mulheres interessantes mas não atraentes (de acordo com seus padrões) que ele nunca teve a chance de conhecer por não considerá-las bonitas o suficiente. Ao se questionar, “como você seria se tivesse nascido uma mulher?” ele conseguiu entender a pressão que as mulheres tem na sociedade.

Existem diversos homens que eu considero “os caras” pois eles são humanos. Eles perguntam coisas do tipo, “como você seria diferente se tivesse nascido uma mulher?”; ele arriscam em “pensar como mulheres”, e não cortam as asas de nenhuma pessoa.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images





Latest Images